Assembleia-Geral da ONU designa 19 de novembro como Dia Mundial da Retrete



"Numa campanha para fazer do saneamento para todos uma prioridade de desenvolvimento global, a Assembleia Geral designou o dia 19 de novembro como Dia Mundial da retrete, apelando a mudanças no comportamento e de política em relação a questões que vão desde a gestão da água até à necessidade de acabar com a defecação ao ar livre.

Ao adoptar a nova resolução, a Assembleia apelou aos Estados Membros da ONU e às partes interessadas que encorajem a mudança comportamental e a implementação de políticas para aumentar o acesso ao saneamento entre os pobres, juntamente com um apelo para acabar com a prática de defecação a céu aberto, que considerou “extremamente prejudicial” para a saúde pública.
“Este novo dia internacional irá contribuir de forma significativa para chamar a atenção para a necessidade de todos os seres humanos terem acesso ao saneamento”, afirmou o Secretário-Geral Adjunto Jan Eliasson numa declaração emitida imediatamente após a aprovação na Assembleia.
A resolução reconhece o papel desempenhado pela sociedade civil e as organizações não governamentais em termos de sensibilização para esta questão. A resolução apela aos países que abordem o saneamento num contexto muito mais abrangente, que inclua a promoção de higiene, a provisão dos serviços básicos de saneamento e de serviços de esgotos e de tratamento de águas residuais no contexto de uma gestão de água integrada.
Dos sete mil milhões de pessoas do mundo, seis mil milhões têm telemóveis. Contudo, apenas 4.5 mil milhões têm acesso a sanitas ou latrinas – o que significa que 2.5 mil milhões de pessoas, principalmente nas áreas rurais, não têm acesso a saneamento adequado. Para além disso, 1.1 mil milhões de pessoas ainda defecam a o ar livre.
Os países onde a defecação ao ar livre é mais praticada são os mesmos países com os maiores números de mortalidade em crianças com menos de 5 anos, os maiores níveis de subnutrição e pobreza, e grandes disparidades de riqueza.  
“Apesar dos progressos para a obtenção dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, uma em cada três pessoas não tem acesso a uma retrete básica. Quase 2 mil crianças morrem todos os anos de doenças diarreicas preveníveis. Um saneamento e fornecimento de água precários levam a perdas económicas estimadas em 260 mil milhões de dólares por ano nos países em desenvolvimento”, afirmou Ian Eliasson.
Eliasson acrescentou ainda que o saneamento é também uma questão de dignidade básica, e sublinhou que as mulheres não devem arriscar-se a ser vítimas de violação e abusos devido à falta de acesso a uma retrete que ofereça privacidade.
“É igualmente inaceitável que muitas meninas sejam afastadas da escola por falta de condições básicas de saneamento”, afirmou. “Apelo a todos os países para que acelerem o progresso em direcção a um mundo no qual toda a gente usufrua deste, que é um dos direitos mais elementares”."

Texto retirado de http://www.unric.org/pt/actualidade/31200-assembleia-geral-da-onu-designa-19-de-novembro-como-dia-mundial-da-retrete


Comentários

Mensagens populares