Papel higiênico educativo


"As prisões holandesas começam a usar um novo tipo de papel higiênico esta semana, impresso com recomendações sobre boa higiene, sexo seguro e como lidar com situações de agressão. O Ministério da Justiça adquiriu 40 mil rolos do papel higiênico educativo para um teste de uma semana.

Bo Wiesman, diretor de prevenção a infecções na empresa NewCompliance, diz que procurou o Ministério da Justiça depois do sucesso do projeto em um hospital de Roterdã. No teste feito no hospital, o uso de sabão e álcool para desinfecção aumentou em 35% depois do papel higiênico ser introduzido, de acordo com Wiesman.

O Ministério da Justiça espera que mensagens como ‘lave suas mãos' e ‘use sempre camisinha' tenham uma influência positiva no comportamento dos prisioneiros. "Muitas pessoas não conhecem regras básicas de higiene", afirma Wiesman.

Sexo acontece
O papel higiênico, muitas vezes bastante explícito, foi criticado e virou motivo de piada na imprensa holandesa, especialmente pelas instruções sobre ‘sexo oral seguro'. Mas, para Wiesman, o assunto é sério. "Sexo acontece nas prisões. A única coisa que as pessoas não sabem é o quanto acontece. Em pesquisas recentes na Holanda e na Alemanha, muitos prisioneiros foram perguntados se relações sexuais aconteciam dentro da prisão, e todos disseram que sim. Quando perguntados se eles tiveram relações sexuais na prisão, todos disseram que não. Não se fala sobre o assunto, por isso este papel higiênico é muito adequado para chamar atenção para este tema. Percebemos que os pedidos para testes de doenças sexualmente transmissíveis já estão aumentando."

Normas de higiene
As facilidades penitenciárias holandesas não são atingidas por um problema de higiene específico, comenta Wiesman, mas o Ministério da Justiça quer usar o papel higiênico educativo como forma de comunicar normas de higiene a funcionários e prisioneiros.O parlamentar do Partido Democrata Cristão, Rikus Jager, expressou suas preocupações à vice-ministra da Justiça, Nebahat Albayrak. Além dos custos extra, Jager acredita que a linguagem explícita do novo papel higiênico pode transtornar as vítimas de abuso sexual."
Se a moda pega...

Comentários

Mensagens populares